segunda-feira, 8 de setembro de 2014

EMPRESA QUE ADMINISTRA CONSTRUÇÃO DE SHOPPING EM GARANHUNS EMITE NOTA OFICIAL

                                                                                                         Imagem/Divulgação

COMO É A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SHOPPING

A implantação de um shopping center demanda antes de mais nada, meses de estudo e pesquisa. É necessário apurar o potencial de consumo da região, renda disponível, melhor local para o empreendimento, análise de impacto de trânsito e crescimento populacional. Em seguida, são projetadas as plantas de todas as disciplinas envolvidas — estrutural, arquitetônica, paisagística, ventilação, iluminação, elétrica, hidráulica e todas as demais.

Com o objetivo de garantir a mobilidade do trânsito nas proximidades do shopping, será necessário viabilizar uma via marginal de acesso, e estamos contando com o apoio necessário da Prefeitura. No entanto, para isso se tornar realidade, estudos minuciosos devem ser realizados. Neste caso específico, após tais estudos, um projeto deve ser protocolado e enviado aos órgãos competentes. Estes irão avaliá-lo e darão parecer favorável ou não à tal intervenção. Isso falando apenas de uma disciplina, no caso, a inclusão da marginal de acesso. Ao todo, são cerca 200 disciplinas envolvidas.

Como se vê, é essencial planejar não apenas o presente, mas o futuro. Pensar tanto nos consumidores quanto nos lojistas, que devem ter retorno de seu investimento. Este, inclusive, foi um dos assuntos discutidos no encontro com o Prefeito.

SOBRE A DEMOLIÇÃO DO GALPÃO INDUSTRIAL

O processo de negociação do imóvel exigiu esforços conjuntos da equipe comercial e jurídica da Tenco Shopping Centers, que trabalhou cuidadosamente para que a transação fosse justa para o antigo proprietário. No momento, estamos trabalhando para concluir o mais breve possível a demolição da antiga fábrica existente no local, o que possibilitará prosseguir com o projeto do Garanhuns Garden Shopping.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

A chegada de um grande empreendimento, como um shopping, proporciona inúmeros benefícios para a população, como a geração de empregos, desenvolvimento do comércio, valorização imobiliária, além de atrair novos investimentos. Outro ponto importante, que beneficiará a região, é a criação de novas opções de lazer, entretenimento e gastronomia.

Estimamos que aproximadamente seis mil empregos sejam gerados, entre diretos e indiretos. Vale ressaltar que grande parte da mão de obra provém da própria região, colaborando para geração de emprego e renda no município, onde vários jovens terão sua primeira oportunidade de trabalho e vão se profissionalizar numa das indústrias que mais cresce no Brasil, a de varejo e serviços.

TENCO SHOPPING CENTERS

A TENCO nasceu em 1988, como uma empresa de engenharia nas áreas de incorporação e construção. A partir de 2001, especializou-se nas áreas de desenvolvimento, gerenciamento, comercialização e administração de shopping centers.

No segmento de shopping centers, a TENCO se firmou e ficou conhecida pela ousadia, criatividade e inovação em seus projetos, desenvolvendo mais de 25 shoppings ao longo de sua história. Foi ela a primeira a lançar um shopping de decoração em Belo Horizonte, o Ponteio Lar Shopping; um shopping de entretenimento em Brasília, o Píer 21; o primeiro lifestyle de BH, o Pátio Savassi; e inaugurou ou lançou o primeiro shopping de várias cidades.


GARANHUNS CELEBRA O DIA DA INDEPENDÊNCIA

                                                                                                             Foto/Selma Melo

Passava do meio-dia dia e meio quando o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Garanhuns, foi encerrado. Este ano, o evento reuniu 50 instituições, entre escolas municipais, escolas privadas, estaduais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado. Mais de oito mil alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do momento, que lotou a avenida Santo Antônio.
Ainda na tarde deste domingo (07), a partir das 15h, o distrito de São Pedro, distante cerca de 15 quilômetros da cidade, teve programação em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Foram 13 desfiles, englobando seis bandas marciais e sete escolas. O distrito de Iratama teve seu desfile hoje (08).
O prefeito Izaías Régis Neto, que acompanhará todos os desfiles oficiais, disse estar encantado com tamanho patriotismo dos estudantes, que mesmo com a garoa e as baixas temperaturas do dia, marcharam pela pátria. “A data de hoje é para ser comemorada com essa beleza de bandeiras, carros, faixas. Eu fico lembrando da minha época de menino, em que também gostava de assistir aos desfiles”, comentou.

Secom - PMG

PAULO CÂMARA SAI EM DEFESA DE EDUARDO CAMPOS E DIZ: "É UMA SORDIDEZ"

                                                                            Foto/Alexandre Gondim/JC Imagem

No dia seguinte à publicação de reportagem da revista Veja envolvendo o nome do ex-governador Eduardo Campos no escândalo da Petrobras, o candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), afilhado político do líder socialista, faz um duro ataque aos “adversários” que tentam "ferir a honra de Eduardo" morto no mês passado. “A inclusão do nome de Eduardo Campos nos desmandos promovidos pelo PT na gestão da Petrobras é um exemplo dessa sordidez”, disse, através de nota divulgada ontem pela sua assessoria de imprensa.

No texto, o candidato não nomeia quem seriam adversários no Estado e em nível nacional que estariam fazendo ilações contra Eduardo. Porém, destaca a existência de “desmandos promovidos pelo PT na gestão da Petrobrás”, fatos que ainda estão sendo apurados através de investigação da Polícia Federal e Ministério Público. A reportagem da Veja trazia informações atribuídas ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, mas não foram apresentados documentos.

Amigo pessoal do ex-governador, Paulo Câmara classifica como sordidez o ato de “atacar uma pessoa que não pode se defender”. “Eduardo não está aqui para rebater essa agressão. Mas nós, sua família, amigos e o povo de Pernambuco, vamos defendê-lo”, avisa. Ele ainda considera que qualquer tentativa de ferir a honra do seu padrinho político será combatida por todos os “meios legais”. “Esse é um dos seus legados. Como afirmou a Direção Nacional do PSB, não há acusação digna de honesta consideração. Há, apenas, malícia”, conclui.

Segundo a revista, o nome do ex-governador teria aparecido ao lado de outros dois governadores, seis senadores, um ministro de Estado e, pelo menos, 25 deputados federais no depoimento à PF do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso em junho. Entre eles, Roseana Sarney (governadora do Maranhão, do PMDB), Sérgio Cabral (ex-governador do Rio de Janeiro, do PMDB), Renan Calheiros (presidente do Senado, do PMDB), Henrique Alves (presidente da Câmara Federal, do PMDB), Edson Lobão (ministro de Minas e Energia, do PMDB). Além do PSB e PMDB, maior partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), também são citados políticos filiados ao próprio PT e ao PP. 

O esquema de desvio de dinheiro, segundo a revista, teria ocorrido entre 2004 e 2012. Os políticos apontados na delação premiada teriam, ainda de acordo com Veja, tirado proveito de parte do dinheiro desviado de contratos com a estatal.


Ne10

EMPRESA DONA DA CLARO DEMONSTRA INTERESSE PELA COMPRA DA TIM


O diretor executivo da América Móvil, Carlos Garcia-Moreno, disse que o grupo mexicano que controla a Claro negocia com a Oi a elaboração de uma proposta de compra conjunta pela TIM. Mas, em entrevista por telefone, Garcia-Moreno admitiu que as duas empresas ainda não chegaram a um acordo formal

— Inicialmente, estamos interessados em falar com a empresa para compreender a oferta melhor e explorar alguma oportunidade — afirmou o executivo. — Em termos de financiamento, eu não acho que vai ser um problema. Imaginando que haverá uma aquisição, teríamos que ver qual proporção ela terá, e provavelmente teríamos que contrair dívida.

A aquisição permitiria que a América Móvil e Oi ganhassem participação de mercado no Brasil, pois dividiriam entre si os ativos da segunda maior operadora celular do país.

No mês passado, fontes do setor disseram que a Oi também estaria sondando a Telefônica (dona da Vivo) sobre a possibilidade de uma oferta conjunta pela TIM. Garcia-Moreno não quis comentar se havia qualquer outra empresa envolvida nas negociações.

— Eu acho que eles mencionaram a possibilidade de ter outras operadoras junto deles, e, inicialmente, nós estamos dispostos a explorar essa oportunidade — disse.

O Globo

MINISTRO DA FAZENDA GUIDO MÂNTEGA FORA DO CARGO QUE OCUPA A 11 ANOS

                                                                                   Imagem/Ministro Guido Mântega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que conta com a confiança da presidente Dilma Rousseff e não ficará para um próximo mandato por questões pessoais. Em entrevista exclusiva que o GLOBO publica nesta terça-feira, Mantega disse que ele e Dilma são muito afinados na política econômica, mas que já tinha informado à presidente a decisão de deixar o governo no final do ano.

— Eu já estou aqui há três mandatos e só na Fazenda há dois. Dois é bom, três é demais, principalmente para a minha família. Quando eu saí de casa, meu caçula tinha 1 ano e meio. Hoje ele tem 13 anos. Ou seja, por 11 anos e meio o pai esteve fora. Existe uma questão familiar que se tornou muito relevante. Não tenho condições de permanecer por mais um mandato, mas ficarei exercendo plenamente as minhas funções até o último dia — disse o ministro.

Mantega afirmou que não se sente constrangido pela forma como Dilma anunciou sua saída do governo. Na semana passada, perguntada sobre a permanência do ministro num eventual segundo mandato, a presidente disse apenas “governo novo, equipe nova”.

— Ela já sabia disso, que por motivos familiares eu não poderia ficar mais um mandato. Não é que eu estou saindo. Eu não posso ficar mais um mandato. Eu não escondia isso de outros interlocutores. Não sei qual é a novidade.

         
          O Globo

BALANÇA COMERCIAL ABRE SETEMBRO COM DÉFICIT DE US$ 771 MILHÕES DE DÓLARES

                                                                                                        Imagem/Divulgação

A balança comercial brasileira iniciou setembro com déficit (exportações menores que importações) de US$ 771 milhões. No acumulado do ano, o resultado, que chegou a ficar positivo em US$ 249 milhões no fim de agosto, está novamente no vermelho, em US$ 524 milhões. Os números foram divulgados hoje (8) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O déficit semanal deveu-se a US$ 4,336 bilhões em exportações e US$ 5,107 bilhões em importações. Do lado das exportações, a média diária, que corresponde ao volume negociado por dia útil, ficou em US$ 867,2 milhões, 12,7% inferior à registrada em agosto de 2013. Nas compras do Brasil no exterior, a média ficou em US$ 1,021 bilhão, 13,7% acima de setembro do ano passado.

A receita com as vendas externas diminuiu para as três categorias da pauta de exportações: itens básicos (15,5%), manufaturados (11,6%) e semimanufaturados (5%). A comparação é com o mesmo mês de 2013, segundo o critério da média diária.

Entre os itens que contribuíram para a queda das exportações estão o milho, a soja em grão, minério de ferro e carne bovina. Do lado das importações, cresceram as compras de combustíveis e lubrificantes, aeronaves e peças, produtos siderúrgicos e farmacêuticos.


Agência Brasil

SESC GARANHUNS ABRE INSCRIÇÕES PARA AÇÕES DE LITERATURA EM SETEMBRO

                                                                                              Imagem/Sesc Garanhuns

O Serviço Social do Comércio (Sesc) divulgou a programação gratuita de literatura para o mês de setembro em Garanhuns. As ações incluem oficinas para crianças e para adultos, bate-papo com escritor e pesquisador e ação itinerante (veja a tabela).

Estas duas ações são abertas a todos os públicos e não carecem de inscrição; para as oficinas, no entanto, é preciso se cadastrar no Ponto de Atendimento da unidade, localizada na Rua Manoel Clemente, número 161, no Centro. É necessário levar o carteira do Sesc ou de dependente. Caso o interessado não tenha e não seja comerciário, basta levar uma foto 3x4, CPF, RG e comprovante de residência para fazer um cartão de usuário.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (87) 3762-8300.


G1

CÂMARA DOS DEPUTADOS LANÇA APLICATIVO PARA CELULAR COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL


A Câmara dos Deputados lançou na última quinta-feira (4) o aplicativo Câmara Notícias, que exibe, em tempo real, todas as notícias sobre os debates e votações no Plenário e nas comissões, além de informações sobre a agenda da Casa e ações institucionais.
Os conteúdos trazem links para o texto integral das propostas em tramitação na Câmara e para arquivos de áudio e vídeo relacionados às notícias. Também podem ser acessadas entrevistas e outras atrações da TV e da Rádio Câmara. Na página inicial, um mecanismo de busca permite encontrar a notícia sobre o tema de interesse do usuário.
O menu traz a opção de listar as notícias mais recentes ou aquelas que estão destacadas no portal da Câmara na internet. Também é possível selecionar as reportagens por temas, como administração pública, educação, saúde e segurança.
TRANSPARÊNCIA:
O aplicativo é resultado do esforço da Câmara em oferecer, cada vez mais, dados e informações por meio das interfaces de dispositivos móveis, aumentando o alcance das notícias e a transparência das atividades do Poder Legislativo.
A aplicação está disponível inicialmente para smartphones que utilizam a plataforma IOS (baixe aqui). A equipe de informática da Câmara trabalha agora na adaptação dos conteúdos para as plataformas Android e Windows Phone, entre outras. A previsão é que, nos próximos meses, o Câmara Notícias esteja disponível nos diversos sistemas operacionais encontrados no mercado.
Cabe ressaltar que já existe, há mais de um ano, um aplicativo com informações sobre as notícias da Câmara para o sistema Android, que pode ser baixado gratuitamente no celular. O modelo que acabou de sair é uma modernização do anterior.
Além disso, todo o conteúdo do aplicativo está disponível no Portal da Câmara, ou seja, não é necessário possuir um dispositivo com IOS para ter acesso à informação publicada pelo website. O aplicativo apenas fornece uma maneira mais conveniente de acessar o conteúdo a partir de smartphones.

Agência Câmara Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO SOBRE HISTÓRIA DA CULTURA PERNAMBUCANA


Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para o curso História da Cultura Pernambucana, que será realizado na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte, nos dias 20, 27/09 e 04/10, no horário das 14h às 17h. Tendo como público alvo estudantes e professores de história, temáticas como “Os Bestializados recriam o Brasil ao longo da República” e “A criação coletiva da cultura: aspectos da tradição dominante e a insurgência cultural”, serão abordadas.

Objetivando explorar também o universo da Mata Norte pernambucana, o professor Biu Vicente, licenciado em Teologia e História, mestre e doutor em História do Brasil pela UFPE, ministrará o curso, possibilitando a visão de como vem sendo formada e moldada a cultura na referida região, no decorrer do contexto histórico brasileiro.
As inscrições custam R$ 30,00 (trinta reais), e devem ser realizadas através do site:http://hcpernambucana.blogspot.com.br/

SERVIÇO:

Curso História da Cultura Pernambucana
Local: Agência de Desenvolvimento (AD Goiana)

Endereço: rua 05 de Maio, 48, Centro
Datas: 20/9, 27/9 e 4/10
Horário: 14h às 17h
Público alvo: Estudantes, professores de História e História da Cultura
Investimento: R$ 30,00
Informações: (81) 9873-7503 – Uenes Gomes Barbosa

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM MODA, GASTRONOMIA E EVENTOS NA FACULDADE SENAC EM RECIFE


Aos graduados nos segmentos de moda e gastronomia e os que querem se aprimorar na área de eventos, a Faculdade Senac, atenta a realidade no mercado de trabalho que, cada vez mais, requer habilidades específicas, abre inscrições para cursos de pós-graduação. Cozinha Internacional, Modelagem e Criação (novos na instituição), Produção de Moda, e Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos são as quatro especializações, todas com duração de 15 meses. As inscrições podem ser feitas até os próximos dias 13 e 27, quando iniciam as aulas.

No curso de Cozinha Internacional, que totaliza 390 horas/aula, cozinha asiática, francesa, africana, das Américas e europeia são algumas das 13 disciplinas abordadas. As atividades acontecem semanalmente, sempre aos sábados, das 8h às 17h. Os objetivos são preparar e estimular a criatividade para as atuais demandas e tendências da cozinha contemporânea e internacional.

Para os academicamente iniciados no segmento de moda, há duas oportunidades de aprimoramento. A primeira é a especialização em Modelagem e Criação, que propõe o desenvolvimento de técnicas de concepções de costura sempre em busca de produtos de moda inovadores. Outra opção na seara fashionista é o aperfeiçoamento em Produção de Moda e Styling, que desenvolve a competência para atuar desde a organização de um desfile de moda até a produção de catálogos e editorais. Esses três cursos iniciam no próximo dia 27.

Já a partir do dia 13, com um público-alvo mais amplo, atendendo desde profissionais de Relações Públicas até Hotelaria e Administração, é a vez do curso de Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos, que visa formar gestores para atuar de maneira pró-ativa e eficaz no setor e em toda cadeia produtiva a ela relacionada. Em todos eles, as aulas acontecem uma vez por semana, aos sábados, das 8h às 17h. Todas as estruturas curriculares e objetivos podem ser conferidas no site da instituição, o www.faculdadesenacpe.edu.br/. Já as inscrições, devem ser feitas na secretaria da Faculdade, que funciona das 8h às 21h.


Faculdade Senac 
Cursos de Pós-Graduação em Cozinha Internacional, Modelagem e Criação e Produção de Moda e Styling
Endereço: Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro
Inscrições: Secretaria da Faculdade - Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro, das 8h às 21h
Informações: (81) 3413.6655 / 0800 281 6756 e fac-pos@pe.senac.br