sábado, 6 de setembro de 2014

PTB SOB PRESSÃO EXIGE UTILIZAÇÃO DA LOGOMARCA POR SEUS CANDIDATOS

                                                                                                          Imagem/Divulgação

O PTB começa a fechar o cerco dos candidatos proporcionais. Na semana passada, foi enviado um e-mail para 20 candidatos a deputado estadual e federal que compõem a coligação Pernambuco Vai Longe (PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB) assinado por Lorena Pirro, que ameaçava os postulantes proporcionais que não usassem a logomarca da chapa majoritária nos vídeos de estarem fora do guia e inserções eleitorais. Segundo a assessoria de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador, Lorena trabalha na produtora Latitude, responsável pelo guia dos candidatos proporcionais.

O e-mail é enfático: “Por uma orientação da majoritária, a partir da próxima semana, todos o candidatos devem incluir nos guias e inserções que serão veiculados até o final da propaganda política a marca dos candidatos da majoritária. Os candidatos que não colocarem as marcas, não entraram nos guias e inserções da próxima semana.” Para facilitar para os proporcionais, a marca com os nomes e números de Armando Monteiro e João Paulo (PT), que tenta vaga no Senado, foram encaminhadas em anexo.

A marcação cerrada ocorre logo após o crescimento dos principais candidatos oposicionistas de Armando e João Paulo, Paulo Câmara e Fernando Bezerra (PSB), respectivamente, em pesquisas recentes de opinião voto. Armando aparece tecnicamente empatado com Paulo Câmara na última pesquisa do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau e com o mesmo percentual na pesquisa da Datafolha, divulgada na semana passada.

Em nota, a assessoria de Armando Monteiro informou que o e-mail foi um “mal entendido”. “Não há qualquer orientação da majoritária para que se imponha nenhum tipo de conteúdo aos programas dos proporcionais, que continuam livres para veicular suas mensagens. A equipe de produção do guia dos proporcionais já foi alertada para desfazer qualquer mal-entendido com os candidatos, relata a nota.

A Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) explicou que os candidatos proporcionais só são obrigados a informar no guia a coligação na qual estão inseridos e o partido que fazem parte.

O problema de associar candidatos proporcionais à chapa majoritária está presente também no interior. Candidatos fazem alianças com prefeitos que, muitas vezes, não pertencem ao mesmo palanque. Para alguns, isso é resultado da nova conjuntura política do Estado.

“Mudou tudo e as alianças, em muitos casos, foram firmadas há tempo. PSB, PT e PTB sempre estiveram juntos, enquanto PMDB, DEM e PSDB eram oposição. Agora, PT e PTB viraram oposição e os demais tornaram-se aliados. É complicado”, disse um petista, em reserva.

Não é difícil achar candidatos que fazem campanha sem ligar seu nome à chapa majoritária. “No interior, o ideal é ter o esforço das lideranças locais, como prefeitos, vereadores, líderes comunitários. Esse pessoal é que tem a capacidade de puxar votos”, declarou um candidato proporcional também em reserva.


Ne10

ENERGIA ELÉTRICA TEM AUMENTO DE 11,66% NO ANO; PRESSIONA IPCA E ELEVA INFLAÇÃO

                                                                                                      Imagem/Divulgação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 0,1% em julho para 0,25% em agosto e, apesar de ter ficado dentro das previsões dos especialistas, a taxa em 12 meses chegou a 6,51%, rompendo o teto da meta do governo pela segunda vez este ano. A tarifa de energia elétrica subiu 1,75% no mês e já acumula alta de 11,66% no ano, a maior entre os grupos dos preços administrados – aqueles cujos reajustes são controlados pelo governo. Nos últimos 12 meses, o avanço chega a 13,58%, mais que o dobro da inflação no período.

Esse salto é decorrente dos reajustes autorizados pelo governo para as distribuidoras de energia, afetadas pela prolongada estiagem, que exigiu um uso mais intensivo das termelétricas, cujo custo de operação é maior. Até agora, 50 concessionárias aumentaram tarifas, com percentual de 17,72%, em média. Para 40 delas, a correção superou a inflação dos últimos 12 meses.

Com o choque das tarifas de energia, os preços administrados, que seguraram a inflação no ano passado, começaram a pressionar o IPCA. De acordo com os números do IBGE, em 2014 os itens controlados pelo governo já sobem 3,32%, mais que o dobro da alta registrada durante todo o ano passado (1,62%), quando o congelamento do preço da gasolina e os cortes nas tarifas de energia seguraram a taxa.


O Globo

MOTORISTAS DE TRANSPORTES ALTERNATIVOS SÃO CONVOCADOS EM GARANHUNS

                                                                                                       Imagem/Divulgação

Motoristas de transportes alternativos que viajam a Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano, estão convocados para uma pesquisa. A assessoria de imprensa da prefeitura explica que "será colocado em prática um estudo socioeconômico com dados que evidenciem a importância do serviço para a região", a fim de embasar ações de melhorias para a categoria.

A prefeitura estima que mais de 800 motoristas circulem por Garanhuns, vindos de municípios da região. Os interessados em contribuir com a pesquisa precisam ir à sede da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), localizada na Avenida Luiz Souto Dourado, Bairro Heliópolis, sem número. O questionário está disponível das segundas às sextas-feiras, de 8h às 14h, até o dia 30 deste mês.

Também de acordo com a assessoria da prefeitura, uma das medidas deve ser "a criação de uma legislação que possa regulamentar a atividade no âmbito de Garanhuns, acabando com a figura de situação de clandestinidade", a partir da parceria entre AMSTT, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


G1

NOVA LEI ESTADUAL ASSEGURA CARRO RESERVA EM CASO DE FALTA DE PEÇAS

                                                                               Imagem/Deputado Rodrigo Novaes

Pernambucanos proprietários de automóveis passaram a contar com mais uma garantia. Uma lei que entrou em vigor no último mês de junho obriga as montadoras de veículos, por intermédio de suas concessionárias ou importadoras, a fornecerem carro reserva similar ao do cliente em algumas situações como a retenção por mais de 15 dias pela falta de peças originais. A legislação teve como base um projeto de autoria do deputado Rodrigo Novaes, do PSD.

De acordo com o texto, o benefício também será concedido no caso da impossibilidade da realização do serviço no prazo da garantia contratada. O não cumprimento da lei acarretará em pagamento de multa e cassação do registro do produto junto ao órgão competente, entre outras penalidades.

Na opinião do autor do projeto, a legislação visa proteger o consumidor pernambucano, já que o carro é um importante instrumento de trabalho e a sua falta pode acarretar prejuízos.

O parlamentar acrescentou, ainda, que as concessionárias fazem de tudo para vender carros, mas muitas não têm em seu estoque peças para reposição.


Rádio Alepe

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRÊMIO BRASIL CRIATIVO

                                                                                     Imagem/Divulgação

O Ministério da Cultura, em parceria com a 3M, lançou, no último dia 28/8, o edital do Prêmio Brasil Criativo. Considerada como a premiação oficial da Economia Criativa brasileira, a seleção dos projetos contará com a participação de 30 curadores que avaliarão trabalhos inscritos em 22 setores da economia criativa, distribuídos em cinco campos de interesse: Criações Culturais e Funcionais (arquitetura, design, moda, games e gastronomia); Artes de Espetáculo (dança, música, circo e teatro);Audiovisual/Livro, Literatura e Leitura (cinema e vídeo, publicações em mídias digitais e publicações em mídias impressas); Patrimônio (patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus); e Expressões Culturais (culturas populares, culturas indígenas, cultura afro-brasileira, artesanato, artes visuais e arte digital). Os interessados poderão se inscrever até o dia 25/9, através do site da premiação.

PROCESSO SELETIVO:

A premiação terá 5 etapas. Na primeira delas, período de inscrições, a plataforma oficial receberá a candidatura dos empreendedores que quiserem inscrever seus trabalhos. Depois, um conselho de curadores composto por 30 especialistas nas categorias irá eleger seis projetos para cada uma das 23 premiações.

Em um terceiro momento, a eleição será democrática, com a abertura para a votação popular na internet. Neste momento, o público elegerá três entre os seis trabalhos previamente selecionados. Na quarta etapa, os curadores escolherão um trabalho em cada categoria.

Para participar, é preciso ser maior de 16 anos (menores de idade deverão apresentar carta de pais ou responsáveis autorizando a participação). A inscrição é limitada a brasileiros ou estrangeiros naturalizados brasileiros, mediante apresentação do Registro Nacional do Estrangeiro (RNE).
Prêmio

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 3/12, e receberão um prêmio em dinheiro e 40 horas de capacitação em sua área, com objetivo de aprimorar e fortalecer o seu empreendimento, além do reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto. Confira mais sobre o projeto:

Cultura - PE