segunda-feira, 1 de setembro de 2014

JUCATI COMEMORA 23 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM SHOW DA BANDA CHICABANA


A Banda Chicabana, composta pelos músicos Kiko; Guitarra e vocal, Alex na bateria; André no baixo; Danilo nos teclados; Fábio, Fabrício e Rodrigo na percussão e Jair na guitarra, estará se apresentando no dia 30 de setembro no município de Jucati, PE localizado a aproximadamente 25 km de Garanhuns.

A agenda da banda que pode ser vista pelo site já confirma o evento que reunirá como sempre um vasto público de idades e interesses diferentes. Essa é uma marca da Banda, unir pessoas de classes distintas e contagiar, trazendo entretenimento para as mais diversas regiões do país.

Jucati, situada no agreste pernambucano administrativamente é formada pelo distrito sede e pelo povoado de Neves. A padroeira da cidade é Santa Terezinha e a atividade predominante é a agricultura. 

O Evento será realizado em comemoração a emancipação política daquele município que foi criado por força de lei estadual no dia 1º de Outubro de 1991 sendo desmembrado de Jupi. A realização é da prefeitura local.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

FESTA DAS ÁGUAS EM ÁGUAS BELAS ACONTECE ENTRE OS DIAS 20 E 22 DE SETEMBRO DE 2014



A cidade de Águas Belas, a 303 km da Capital Pernambucana, município do semiárido brasileiro, que conta com pouco mais de 40.000 quarenta mil habitantes (IBGE), realiza entre os dias 20 e 22 de setembro a tradicional Festa das Águas. Numa realização da Prefeitura municipal comandada pelo Prefeito Genivaldo Menezes (PT) a festa trará em sua grade de programação artistas como José Augusto, Aviõs do Forró, Marreta é Massa e Trio da Huanna. “Ainda teremos as bandas Amor Eterno, Forró Estigado, Mano Walter, bem como um Campeonato de Som eletrônico e uma grande estrutura de segurança palco, som e iluminação”, registra o Prefeito Águas-belense.

Centenas de pessoas estarão acompanhando a o evento. “A cada ano fazemos, numa tentativa de crescimento, uma melhor estrutura em cronologia e logística para que as pessoas que venham nos visitar se sintam em casa e queiram retornar nos anos seguintes, é assim que fazemos nosso município mais forte, mais amigo, acolhedor e predestinado a dias melhores” afirma o prefeito Genivaldo Menezes.

A vila de Águas Belas foi criada pela Lei Provincial nº 997, de 13 de junho de 1871. Mais tarde teve sua área desmembrada do município de Buíque, sendo elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Campo Grande, Curral Novo, Garcia e Tanquinhos. 

Da redação;
Texto: Gidi Santos

CONFRONTO ENTRE DILMA E MARINA MARCAM SEGUNDO DEBATE NA TV

                                                                                                Imagem/Candidatos Divulgação

O segundo debate entre os presidenciáveis na TV consolidou a polarização entre as duas primeiras colocadas na pesquisa eleitoral: Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). No mesmo dia que o comando de campanha do PSDB sinalizou com apoio a Marina num eventual segundo turno, o senador tucano Aécio Neves evitou o confronto direto com a candidata do PSB e concentrou ataques no governo petista. Ao contrário das duas, que duelaram diretamente quase todo o tempo, Aécio ficou com papel secundário no embate entre os três mais bem colocados nas pesquisas.

Assumidamente nervosa, a ponto de tentar interferir logo no primeiro bloco nas regras do debate, Dilma usou da falta de propostas para o pré-sal no programa de governo do PSB, conforme antecipou O GLOBO na sexta-feira, e da autonomia do Banco Central, como armas para atacar Marina nos três blocos. Marina revidou atacando a política econômica de Dilma e a intervenção do governo na Petrobras e no banco.

— Jornais têm noticiado que a senhora pretende reduzir a importância do pré-sal. O seu programa de governo dedica apenas uma linha para o assunto. Por que esse desprezo com esse recurso tão importante para o Brasil e tão invejado para o mundo? — questionou Dilma.

MRINA SILVA SE DEFENDEU:

— Estamos reafirmando que vamos explorar essa fonte de energia. No entanto, precisamos ir para onde a bola vai estar. Temos que ir atrás de novas fontes de energia: eólica e solar, ignoradas no seu governo. No seu governo, o maior perigo para o pré-sal é o que foi feito pela Petrobras. Uma empresa que foi usada politicamente para dar conta dos índices de crescimento e reduzir os índices de inflação — Marina.

O confronto entre Dilma e Marina começou logo no primeiro bloco e se repetiu durante todo o programa organizado pelo SBT, o jornal Folha de S. Paulo, o portal UOL e a Rádio Jovem Pan.

A candidata do PT à reeleição, questionou de onde Marina Silva vai tirar os recursos para conseguir o investimento necessário para cumprir as promessas de campanha. Dilma afirmou que os investimentos do programa do PSB somam R$ 140 bilhões divididos em educação, saúde e passe livre para estudantes da rede pública que estão no programa de governo.

AVALIAÇÕES DOS CANDIDATOS:

Ao final do debate, Dilma voltou a criticar a ausência de clareza por parte de Marina na apresentação de recursos para cobrir suas propostas. A candidata do PSB afirmou que a presidente deve explicar a atual situação econômica do País, enquanto Aécio lamentou não ter tido sorte no sorteio de quem faria as perguntas primeiro, o que o impediu de fazer questionamentos à ex-senadora do Acre.

Dilma declarou que é difícil esclarecer determinados assuntos em um debate com sete participantes. Ela disse que queria ter falado mais sobre o investimento federal em obras de mobilidade urbana e saneamento feitas pelos estados. A petista criticou mudanças feitas pelo PSB nas propostas de direito LGBT no programa de governo de Marina e declarou que é a favor da criminalização da homofobia e voltou a falar da falta de previsão de recursos para as promessas do PSB.

— Não se governa com promessas e compromissos, mas explicando os projetos e dizendo qual é a cobertura (financeiras) das propostas. Se vou restringir gastos e fazer investimentos em programas sociais, tenho que dizer de onde vem os recursos.
Ao ser questionada sobre a crítica de Dilma, Marina se esquivou e disse que a presidente tem que explicar à sociedade porque não cumpriu as promessas que fez em 2010, pois está entregando um país com “lucros altos, inflação sem controle e crescimento baixo”. Nas palavras dela, o Brasil “está em recessão”. Marina também falou sobre a polarização com Dilma:

— Acho engraçado dizer que houve polarização minha com a Dilma. Antes era PT com PSDB. Agora, o povo está fazendo com que esta polarização ocorra comigo e com a sociedade brasileira. Quem está em primeiro lugar nas pesquisas não sou eu, é a sociedade, que está comigo.
Para Aécio, a polarização entre Dilma e Marina faz parte das estratégias das campanhas. Ele lamentou o que classificou como “falta de sorte” na hora do sorteio para fazer perguntas e disse que queria fazer perguntas a Marina, que acabou criticando apenas no final do embate:

— Ela defende hoje muito daquilo que condenou lá atrás. Eu trago uma linha de coerência que possibilitará crescimento com base sólida, com base nos empregos de melhor qualidade. Na hora da reflexão final, vai prevalecer que não basta mudar, é preciso que se mude na direção correta.


O Globo

SÍMBOLO DO IMPÉRIO DE JOBS NOVA SEDE DA APLLE COMEÇA A GANHAR FORMA NA CALIFÓRNIA

                                                       Imagem/Drone: Divulgação

A nova sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia, começa a ganhar forma. Imagens feitas por um drone, que fez um vôo de oito minutos pelo local, mostram que algumas estruturas já foram erguidas, e já é possível vislumbrar como ficará o complexo, que terá uma forma circular, mais parecendo um disco voador. Chamado de Campus 2, o conjunto de prédios está sendo erguido em um terreno de 71,2 hectares e vai abrigar cerca de 12 mil funcionários quando estiver pronto, provavelmente em 2016. O que se vê agora é uma grande área de terra, onde a vegetação foi destruída e predomina a terra batida e muito pó.

A “espaçonave” foi apresentada ao público por Steve Jobs em 2011. Com design inovador, a obra inicialmente prevista para estar concluída em 2015 sofreu com atrasos para a obtenção de licenças. Em outubro do ano passado, o conselho municipal de Cupertino aprovou o projeto por unanimidade, mas apenas um mês depois, em novembro, a decisão foi ratificada pelo poder público.

O projeto aprovado tem poucas alterações em relação ao apresentado por Jobs, quatro meses antes de sua morte. Para conseguir aprovação, a empresa revisou os planos para que trabalhos de terraplanagem e remoção de terreno não sejam necessários, além de afastar um auditório com capacidade para mil pessoas para local mais distante do que o planejado. O edifício principal, de quatro andares e área construída de 2,8 milhões de metros quadrados, não sofreu alterações significativas.


O Globo

SITE DA CANDIDATA A PRESIDÊNCIA MARINA SILVA É HACKEADO E SAI DO AR


A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, teve o site de sua campanha hackeado no sábado (30 de agosto) e domingo (31 de agosto), informou a assessoria de imprensa da presidenciável. Os ataques deixaram a página indisponível por mais de uma hora.
O primeiro ataque, no sábado, aconteceu por volta das 21h e durou uma hora. Já o segundo, no começo da tarde do domingo (31/8), e deixou a página inativa por cerca de 20 minutos. Embora a equipe técnica tenha solucionado o problema, ela informou que instabilidades podem acontecer ainda.
Em nota, a assessoria de Marina disse ter tomado medidas judiciais para investigar os ataques, qualificados como "criminosos e antidemocráticos". Ainda não se sabe a origem da ofensiva.

Folha - PE

UPE ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM INSTITUTO CUBANO


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinou, na sexta-feira (29), protocolo de intenções para promover a cooperação científica, tecnológica e cultural com o Instituto Superior de Tecnologias y Ciências Aplicadas de Cuba (InSTEC). Com duração prevista de três anos, o acordo é destinado a promover o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino nas ciências exatas e aplicadas, além de intercâmbio entre docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.
De acordo com o reitor Anísio Brasileiro, a UFPE tornará imediatamente disponível um contrato com vigência de um ano para professor visitante em Ciências do Esporte, Exatas, Pedagogia e Matemática, colocadas como prioritárias. Paralelamente, ainda de acordo com Brasileiro, a Universidade se reunirá com a direção da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) em setembro e construir, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Ministério da Educação (MEC), um projeto de cooperação Brasil-Cuba de formação doutoral, através do qual estudantes e pesquisadores de Cuba possam vir a universidades no Brasil para realizar os cursos de doutorado.
A reitora do InSTEC, Bárbara Garea Moreda, diz que o acordo é importante devido ao avanço científico e tecnológico do Brasil e das universidades brasileiras. Para ela, os cubanos também estão avançados em algumas áreas do conhecimento e o intercâmbio científico e de informação possibilitará o desenvolvimento de projetos em áreas importantes para as duas instituições.
O InSTEC é um Instituto de Pesquisa de Cuba que atua em áreas de pesquisa estratégica para o país, a exemplo de instalações energéticas e nucleares, de radioquímica, física, ciência e inovação, materiais, química, biossegurança, meteorologia e ciências da gestão ambiental.
O encontro contou com a participação de professores da UFPE representantes das áreas que serão beneficiadas com o acordo e também da diretora de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Jardelina Nascimento.

Folha - PE

PAULO CÂMARA APOSTA EM VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO

                                               Imagem/Paulo Câmara: Divulgação

Manter a estratégia e intensificar o ritmo das agendas. Esta é a orientação da campanha do candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), na reta final da disputa.
Confiante com o seu crescimento nas últimas pesquisas eleitorais, o socialista demonstra segurança e aposta em vitória no primeiro turno do pleito estadual. “Vai ser primeiro”, garantiu Câmara, após ato com a militância em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, nesse domingo.
O projeto socialista começou ganhar volume com o resultado das amostragens e candidatos proporcionais, que estavam afastados da majoritária, intensificaram a participação nas agendas do postulante, os últimos dias.
No entanto, Câmara alerta que é preciso manter o ritmo da campanha para garantir a vitória do projeto majoritário. Segundo ele, as pesquisas inda apontam forte desconhecimento do seu nome entre os eleitores.
“A estratégia é a mesma. Sabíamos que esse crescimento ia ocorrer após o guia eleitoral e vamos continuar fazendo o que a ente programou. Vamos intensificar, nos próximos dias”, firmou. O candidato mantém estratégia de direcionar suas agendas de segunda a quinta-feira na Região Metropolitana do Recife e o fim de semana o Interior do Estado.
Paulo Câmara comparou sua trajetória eleitoral a do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). O socialista afirmou que utilizará a mesma estratégia adotada na eleição do correligionário em 2012. “É a esma estratégia. Geraldo Júlio tem muitas semelhanças com a minha candidatura. Uma pessoa desconhecida que nunca tinha disputado eleição e teve oportunidade de se apresentar. A estratégia é a esma. Vamos intensificar muito até 5 de outubro”, frisou.

Folha - PE

MPF RECOMENDA QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO REPASSE VERBAS PARA CIDADES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO


O Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta segunda-feira (1), uma recomendação para que a União deixe de repassar verbas voluntárias para 40 municípios do Agreste pernambucano que ainda não implementaram portais da transparência. A decisão, que visa coibir práticas de dano ao patrimônio público e de improbidade administrativa, foi tomada pelo MPF após os municípios não cumprirem um prazo, determinado em dezembro de 2013, para a criação dos portais com informações sobre os gastos e arrecadações de cada cidade, assim como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. A partir desta segunda, a União possui 60 dias para cumprir a recomendação do MPF.
Além da indicação de pausa nos repasses de verbas, 9 municípios do Agreste pernambucano (Inajá, Manari, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas, Itaíba e Sertânia) foram ajuizados através de ações civis públicas promovidas pelo Ministério público de Pernambuco (MPPE).
Os portais da transparência são páginas disponíveis na internet que devem disponibilizar informações relativas às despesas pagas e receitas arrecadadas, licitações, contratos, convênios, quadros funcionais, servidores cedidos e temporários, despesas com diárias e passagens, planos de carreira, leis municipais vigentes e data de atualização dos portais.
Já as verbas voluntárias repassadas pela União são recursos destinados em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos, para realização de obras e serviços de interesse comum.
Os 40 municípios que fazem parte da jurisdição do MPF no Agreste pernambucano são:
Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

Folha - PE