sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ZÉ GOMES FAZ PANFLETAGEM E APOIA GREVE DOS RODOVIÁRIOS EM RECIFE


O candidato a governador Zé Gomes (PSOL) promoveu, nesta sexta-feira (22/8), uma panfletagem na Avenida Conde de Boa Vista junto com a candidata do partido ao Senado, Albanise Pires. Durante a atividade, Zé Gomes conversou com eleitores e manifestou seu apoio à paralisação deflagrada por motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A greve foi provocada por decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que suspendeu, em decisão liminar, o aumento de 10% no salário dos rodoviários.

O aumento de 10% havia sido concedido em julho pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, que também reajustou o vale-alimentação e outros benefícios dos trabalhadores. Mas ao julgar o recurso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), o ministro Barros Levenhagen, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) fixou, em liminar, o aumento em 6%. 

“Apoiamos reação dos motoristas e cobradores ao absurdo cometido pelo TST. Revogar o aumento, mesmo que provisoriamente, é deixar claro o caráter de classe da Justiça. Precisamos de um profunda reforma nas instituições. O Judiciário não pode ser impermeável ao controle social, como é hoje. Os trabalhadores demonstraram sua disposição de lutar por seus direitos”, afirmou Zé Gomes.

Ao conceder entrevista à imprensa sobre a quantidade restrita de recursos para realizar sua campanha, o candidato a governador afirmou que o problema não é sua opção pelo caráter militante da campanha e as doações de pessoas físicas: 

“A distorção está nas campanhas milionárias financiadas por empresas que têm interesses no Estado. Nestas a população entra como fiadora dos acordos”, afirmou.

Neste sábado (23/8), Zé Gomes participa às 15h da inauguração do comitê do candidato a deputado estadual Edilson Silva na Rua da Santa Cruz, 190 (Boa Vista). No domingo, vai estar em Boa Viagem, participando de um adesivaço com o candidato Pedro Josephi.

ULTRA MARATONA “100 KM DO FRIO” ACONTECE EM GARANHUNS SEM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL



A ultra maratona denominada "100 Km do frio" teve seu percurso realizado entre as cidade de Caruaru até Garanhuns. A prova foi criada há alguns anos pelo presidente da ACORJA, Sr. Lula Holanda e acontece todos os anos obedecendo a regra que em anos pares o evento será de Caruaru a Garanhuns e de Garanhuns a Caruaru em anos ímpares, lembrando a corrida anual da África.

Este ano o evento reuniu 116 corredores, sendo 10 por cento mulheres,  e foi dividido em três categorias: Solo, onde o corredor faz todo o percurso; em  dupla com revezamento a cada 25 km e em quarteto onde cada competidor corre 25 km. Cada corredor contou com um carro de apoio, além da PRF que deu apoio total durante toda a corrida que envolveu 3 estados: Pernambuco, Alagoas e Ceará.

A culminância do evento se deu na Pousada Alvorada onde as equipes foram recebidas com muita festa e alegria pelos participantes, uma vez que não houve público nem representação do município ao mesmo que trouxe o turismo a cidade  gerando renda e rotatividade de pessoas em hotéis e restaurantes locais.

Segundo o Sr. Lula Holanda, presidente da ACORJA e responsável pela corrida, ofícios foram encaminhados para a secretaria  e direção de esportes, porém não houve retorno.  O administrador da Pousada, em contato com a secretaria de turismo, que de nada sabia,  ressaltou que a corrida é de suma importância. Ele obteve resposta de que terá todo o apoio na sua formatação nas próximas edições...

O nome do corredor Marcos, da cidade de Garanhuns foi citado como um grande profissional e de categoria nacional.

O Estado de Pernambuco consagrou-se campeão nas três modalidades e já tem equipe garantida na próxima corrida que será realizada em Brasília.


                                     Culminância do percurso
                          Família reunida participaram da corrida
 Chegada ao fim dos 100 km de mais um grupo
Chegada solo de participante
                                                Troféus
Da redação;
Texto: Selma Melo
Fotos: Gidi Santos/Selma Melo

LEI OBRIGA CONCESSIONÁRIAS A INFORMAR SOBRE ISENÇÃO DE IMPOSTOS

                                                                             Imagem/Divulgação
Portadores de doenças de caráter irreversível têm direito a isenção de impostos na compra de veículos. Pouco conhecida entre os consumidores, a garantia está prevista na legislação brasileira e ganhou reforço com uma lei estadual elaborada pela Assembleia, em vigor desde julho deste ano. A norma obriga concessionárias de automóveis a afixar cartazes, em local de fácil acesso e boa visibilidade, informando os clientes sobre a dispensa do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ICMS e demais tributos.
Segundo o autor do projeto que originou a lei, deputado Everaldo Cabral, do PP, a falta de divulgação desse benefício e o desconhecimento do direito prejudica o cidadão que sofre de doenças graves. Na justificativa da proposta, o parlamentar argumenta que o consumidor chega a perder um desconto de até 30% do valor de tabela na aquisição do automóvel.
De acordo com a norma, o estabelecimento que descumprir a determinação será advertido e punido com multas, caso insista na infração, previstas no Código de Defesa do Consumidor. A fiscalização será realizada pelos órgãos públicos competentes, que serão responsáveis por aplicar as penalidades, mediante procedimento administrativo, sendo assegurada a ampla defesa.
Rádio Alepe

PESQUEIRA RECEBE FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL ENTRE 26 E 31 DE AGOSTO

                                                                                Foto: Roberta Guimarães

A música regional, o artesanato popular, a produção artística indígena, o audiovisual, cinema, teatro, entre outras ações tomam conta da cidade de Pesqueira, de 26 a 31 de agosto, em mais uma edição do Festival Pernambuco Nação Cultural. O FPNC em Pesqueira absorve a 14ª Festa da Renascença e o público irá vivenciar uma semana de cultura e formação cultural, em vários pontos da cidade. O FPNC é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Pesqueira. O objetivo é a descentralização da ação cultural, a circulação de artistas e formação de plateias, capacitação e democratização do acesso aos bens culturais.
No segmento da música, o Palco Nação Cultural abrigará artistas regionais, tais como o forrozeiro Rogério Rangel, o cantor Hebert Lucena (Prêmio Tim de Música Nacional), na sexta (29) e o eterno romântico Adilson Ramos, na sexta (29). No sábado (30), shows com o grupo pesqueirense de choro Ororubá, o pop nordestino da banda Rhudia, a canção festiva de André Rio e o balanço paraense de Fafá de Belém. O palco está montado na Praça Dom José Lopes, e os shows começam sempre a partir das 21h.

Confira a programação completa no site: www.cultura.pe.gov.br

1º GUIA DE ARMANDO MONTEIRO HOMENAGEIA EDUARDO CAMPOS

MARINA SILVA DIVULGA PROGRAMA DE TV GRAVADO COM CAMPOS

MARINA SILVA: "SE ELEITA PRESIDENTE NÃO CONCORREREI A SEGUNDO MANDATO"

                                                                                    Candidata a presidência Marina Silva

Indicada pelo PSB para concorrer à Presidência da República, a ex-senadora Marina Silva afirmou nesta sexta-feira (22), em São Paulo, que o cargo de presidente não pode ser tratado como "propriedade" de um partido.

Ela fez a afirmação em resposta a uma pergunta sobre se permanecerá no PSB pelos próximos quatros anos na hipótese de se eleger presidente da República. Marina Silva entrou no PSB para poder concorrer na eleição deste ano como vice de Eduardo Campos, presidenciável do partido morto em acidente aéreo na semana passada. A Rede Sustentabilidade, partido de Marina, não conseguiu obter registro na Justiça Eleitoral a tempo de disputar a eleição.

"Eu me comprometo a governar o Brasil. Nós não devemos tratar o presidente da República como propriedade de um partido. As lideranças políticas têm que entender que o Estado não é o partido, que o governo não é o Estado", afirmou a candidata.

Marina Silva reiterou que, se eleita, não pretende disputar um segundo mandato. "Uma questão que nós dizíamos, mas que vocês talvez não tenham prestado atenção, que está também no nosso programa, é o nosso compromisso de acabar com a reeleição. E eu assumi o compromisso publicamente de que terei um mandato de apenas quatro anos", afirmou.

Segundo Marina, todas as alianças fechadas pelo então candidato do partido, Eduardo Campos estão mantidas. Ela admitiu, porém, que será representada por Beto Albuquerque nos palanques estaduais aos quais tem restrições em relação às alianças firmadas. Em São Paulo, por exemplo, o PSB fechou acordo com o PSDB para eleger Geraldo Alckmin (PSDB) como governador do estado.

"Os partidos da aliança, do jeito que foi feito pelo Eduardo, as alianças estão todas mantidas. Como já foi dito, eu não vou aos palanques que já não estava indo, mas o certo é que o Beto irá suprir a presença de Eduardo junto àquelas candidaturas que nós já tínhamos acertado, eu e Eduardo, que ele é que cumpriria esse papel", explicou. "Agora não é a hora de ficarmos cada um querendo valorizar a parte. Agora é a hora de lutar pelo todo", declarou.

Ainda com incertezas em relação à equipe que deve permanecer na campanha e aos cargos de cada um, Marina afirmou que o programa de governo fechado com Eduardo Campos será mantido.

"Nós vamos fazer o lançamento do programa dia 29, nós reiteramos na coligação que as bases de continuidade na campanha é o programa que foi elaborado junto com Eduardo Campos num processo aberto", disse.

Segundo a candidata, as principais bandeiras da campanha – passe livre para estudantes, 10% do PIB para educação e saúde, fim da reeleição e redução da inflação – continuam como parte importante do programa de governo.

"Nós vamos dar continuidade a esse processo, infelizmente sem a presença do Eduardo, mas buscando eu e o Beto assumir esse processo, esse compromisso para que o Brasil possa realizar seu maior sonho, de renovação na política", disse.

G1

GARANHUNS FAZ BONITO NA COPA AABB DE JUDÔ

                                                                                                                                       Imagem/divulgação

Foi realizada, no último sábado (16), em Recife, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a Copa AABB de Judô. A Associação Presley Araújo de Judô participou do momento e levou 15 atletas para representar a “Cidade das Flores” na competição estadual. A Diretoria de Esportes cedeu o veículo para conduzir todos os atletas até a capital pernambucana e continua apoiando o esporte em todo o município de Garanhuns.
A cidade foi bem representada na disputa. Seis atletas foram campeões, quatro vice-campeões, quatro judocas ficaram em terceiro lugar e um atleta em quarto. Segundo o presidente da Associação, Presley Araújo, essa participação além de ter sido extremamente importante para o crescimento dos esportistas, é também gratificante voltar pra casa com tantos resultados positivos. “Nós trabalhamos em média 4 horas por dia visando sempre essas competições porque, assim, o trabalho fica mais focado. No nosso cronograma, procuramos sempre participar de disputas a cada 15 dias, isso ajuda na nossa evolução e graças a Deus, por este motivo, temos alçado bons resultados”, disse.
Segundo a Associação Presley Araújo de Judô, o espaço conta com aproximadamente 80 esportistas e outros importantes eventos já estão no calendário, a exemplo do dia 30 de agosto, na cidade litorânea de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, onde acontecerá a Copa Nacional Atlética Igarassu. Cerca de 30 judocas garanhuenses vão fazer parte de mais uma competição a nível nacional.
Confira, abaixo, a relação dos atletas garanhuenses que ganharam medalhas na Copa AABB de judô:
Vitoria Rebeca - Categoria Sub-15 (Campeã)
Arthur Ricardo – Categoria Sub-11 (Campeão)
Caio Douglas – Categoria Sub-11 (Campeão)
Claudio Henrique – Categoria Sub-15 (Campeão)
Breno Ferreira – Categoria Sub-18 (Campeão)
Iago Silva – Categoria Sub-21 (Campeão)
Jéferson Alves – Categoria Sub-15 (Vice-Campeão)
João Andrade – Categoria Sub-21 (Vice-Campeão)
José Salatiel – Categoria Sub-21 (Vice-Campeão)
Davi Rafael – Categoria Sub-13 (Vice-Campeão)
Wesley Schnichael  – Categoria Sub-18 (3º colocado)
Rafael Alexsandro – Categoria Sub-15 (3º colocado)
Kaio Eduardo – Categoria Sub-15 (3º colocado)
Tonisvaldo BNrow – Categoria Sub-18 (3º colocado)
Eduardo Cavalcante – Categoria Sub-18 (4º colocado)

Secom PMG

SECRETARIA DA MULHER OFERECE OFICINA DE QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM GARANHUNS


Estão abertas por meio da Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado, vagas para uma oficina sobre qualificação e empreendedorismo. Voltada para o público feminino, a oficina será realizada no dia 26 de agosto. Serão oferecidas vagas paras duas turmas, distribuídas entre os turnos da manhã e tarde. A primeira será das 9h às 11h e a segunda das 13h às 15h, no auditório da Secretaria de Educação de Garanhuns, localizada na rua Siqueira Campos, nº 77, no centro da cidade.
Graduada em Pedagogia, com mestrado em Sociologia do Trabalho e doutoranda em Políticas Públicas, Tereza Jacinta, será a ministrante. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria da Mulher de Garanhuns, localizada na avenida Frei Caneca, nº 344, bairro Heliópolis, ou por meio do telefone (87) 3762-9115. As vagas são limitadas.
A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, fala sobre a finalidade da iniciativa. “Essa oficina tem o objetivo de qualificar nossas munícipes para o ingresso no mercado de trabalho. O mercado está cada dia mais exigente, o que torna ainda mais necessário”, comenta. Ao final da oficina, as participantes receberão certificados de participação confeccionados pela Secretaria Estadual [alunas de cursos universitários receberão hora/aula de 5h].
Secom PMG

PRORROGADAS ATÉ 5 DE SETEMBRO AS INSCRIÇÕES DO VII CONCURSO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

                                                            Vice-presidente do CODEMA Renato Mattos

As inscrições para o VII Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foram prorrogadas até 5 de setembro. O prazo terminaria nesta sexta-feira (22). Apenas o prazo de inscrição foi alterado, as demais datas do cronograma permanecem.

Estudantes de escolas públicas ou particulares podem participar da iniciativa. De acordo com a assessoria de imprensa do município, alunos do 1º ao 5º ano podem elaborar desenhos, enquanto que discentes do 6º ao 9º ano podem criar cordéis. Cada um dos participantes também podem desenvolver uma redação. Para os concorrentes do ensino fundamental e médio, existe ainda a opção de fazer paródias.

Interessados em participar devem se inscrever no site da Prefeitura de Garanhuns, página em que pode ser consultado o regulamento do concurso. Ao final da competição, além do reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e de classificação, os ganhadores ainda receberão premiações no dia 27 de setembro. Ainda segundo a assessoria, escolas também poderão participar com a criação de um projeto de educação ambiental.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (Codema), que organiza o evento, Renato Mattos ressalta que projetos como este estimulam a conscientização da sociedade sobre a importância de cuidar do meio ambiente. "Sabemos que a mudança nas atitudes do homem, muitas vezes impensada, é um processo que leva tempo. Para haver essa mudança que tanto falamos, é necessário um trabalho de instrução e educação", comentou, por meio da assessoria de imprensa.

G1

CAETÉS COMEMORA 51 ANOS E TRAZ DE VOLTA O "CAETÉS FEST"


Caetés cidade natal do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (ou simplesmente Lula) que já pertenceu aos limites munícipes de Garanhuns, localizada a 28 km distante a nós, que tem no executivo o prefeito eleito em 2012 Armando Duarte (PTB), realizará entre os dias 11 e 14 de setembro, retornando ao calendário de festas da cidade e região o carnaval fora de época “CAETÉS FEST” que este ano contará com diversas atrações nacionalmente conhecidas.

O Evento acontece em razão da comemoração de 51 anos do município, quando da sua emancipação política, e as bandas já confirmadas são Wesley Safadão e Garota Safada; Forró da Pegação, Banda Marreta é Massa e Vânio Bahia.

A realização é da Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores. Haverá ainda o desfile cívico onde estarão se apresentando escolas e colégios da rede municipal e estadual respectivamente, além da participação do Exercito Brasileiro através do 71 BI MTZ. No mesmo evento acontece o encontro de bandas e fanfarras. Ano passado a festa foi abrilhantada com show do cantor José Augusto.

Abaixo segue programação completa.

11/09 – ABERTURA – Avenida Pereira Júnior
Atração: TRIO ASAS DA AMÉRICA COM VÂNIO BAHIA
Horário: 22:00 às 00:00

PALCO: Pátio de eventos – WESLEY SAFADÃO E GAROTA SAFADA
Situado por trás da casa de Eventos Municipal
Horário: de 00:00 h às 03:00hs
-----------------------------------------------------------------
12/09 – AvenidaLuiz Pereira Júnior
Atração: TRIO ASAS DA AMÉRICA COM MARRETA É MASSA
Horário: 22:00 às 00:00

PALCO: Pátio de Eventos – BANDA FORRÓ DA PEGAÇÃO
Situado por trás da casa de Eventos Municipal
Horário: de 00:00 h às 03:00h
-----------------------------------------------------------------
13/09 – RADIOLA DE FICHA, ARTISTTAS LOCAIS E BANDA DE AXÉ
Horário: de 11:00 h às 18:00h
-----------------------------------------------------------------
14/09 - DESFILE CÍVICO E ENCONTRO DE BANDAS E FANFARRAS
AvenidaLuiz Pereira Júnior
Horário: das 08:00 h às 13:00h

Da redação;
Texto: Gidi Santos

ARCOVERDE TRAZ GABRIL DINIZ E A BANDA MUSA EM VÉPERA DE FERIADO LOCAL


A cidade de Arcoverde, início por assim dizer do sertão pernambucano, situada a 96 km de Garanhuns comemora com festividades lúdicas ano após ano sua emancipação política. Com a densidade demográfica significativa conta em números com 68,793 habitantes (segundo IBGE, censo 2010) e predominantemente influencia na economia regional e estadual.

No sentido de agregar dois momentos em um único evento é que ocorre anualmente a transferência do desfile do dia 7 ( independência) para o dia 11 do mesmo mês, data que acontece as manifestações artísticas culturais em razão de sua emancipação política. Esse ano a programação não será diferente e seguirá o que anualmente vem se consolidando no calendário da cidade.

O Empresário Patrick no âmbito e no clima festivo promoverá em evento fechado, privado, shows com as bandas Musa do Calypso e o fenômeno, já em nível nacional, Gabriel Diniz (pertencente a Luan Produções). A data está marcada, será dia 10 de setembro, véspera de feriado e promete movimentar bastante o público local.

Mais informações podem ser obtidas através do 87-3822-4240

Da redação;
Texto: Gidi Santos

EM NOVA DECISÃO TRE LIBERA USO DE IMAGEM DE EDUARDO CAMPOS

A disputa envolvendo o uso de imagem do ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) na propaganda eleitoral gratuita ganhou mais capítulo nesta quinta-feira (21). É que o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) negou recurso impetrado pela família do socialista derrubando decisão da última quarta-feira (20), que barrava o uso da imagem nos programas de rádio e televisão dos candidatos de outras coligações e partidos.

O recurso da ação cautelar entrou na pauta do Pleno nesta quarta-feira. Por 3 votos contra e 2 a favor, os desembargadores do Tribunal decidiram que fica permitida a utilização das imagens, pois os magistrados entenderam que o uso não denigre a imagem de Eduardo Campos.

O advogado da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Walber Agra, comemorou a decisão do Pleno e disse que proibir seria censura prévia. Ele argumentou que os outros Estados estavam homenageando Eduardo Campos em seus programas regionais e que não teria sentido proibir apenas Pernambuco.
Eduardo Campos
Representante da ex-primeira-dama Renata Campos e família, o advogado José Henrique Wanderley afirmou que ainda cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que a decisão será analisada depois que a família for consultada.

O senador Armando Monteiro Neto (PTB), candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, que chegou a utilizar imagens de Campos numa das inserções do guia, afirmou que o que tem de significativo na decisão é o direito do uso da imagem de uma figura pública “sem falseamento”.

“Não fizemos exploração eleitoral. Apenas um registro da trajetória de um homem público. Essa decisão vale menos por um eventual uso futuro e pelo respeito ao Estado de direito. Não é nossa pretensão usar essas imagens. Mas no momento em que fomos atingidos, em nossa cidadania, foi reconfortante ver o colegiado corrigir uma decisão equivocada”, declarou.

Folha PE